domingo, 10 de abril de 2016

Sociologia

Estado e Governo

Tabela sobre a natureza do Estado para os diversos pensadores



Autoritarismo e Totalitarismo: ameaças à cidadania 

totalitarismo nada mais é do que uma forma de governo no qual o mesmo é comandado rigidamente e com isso não temos a democracia. Esse tipo de governo além de uma forte polícia política de controle social  , tendo visando  a resistência de um partido único e a censura ( qualquer meio de comunicação e propagandas políticos doutrinários) dos que contrariavam.
O autoritarismo nada mais é do que a ditadura militares na América latina na segunda metade do século XX. Nesse tipo de regime quem o governo era feito por militares. Não havia a democracia , a população não era escutada e quem se opusesse era perseguidos, torturados , e até mortos . 


Duas visões sobre a atuação do Estado Capitalista

No  último  século, em países  capitalista democráticos, sobressaíram duas formas de atuações, interventora do estado: 
O Estado de Bem-Estar Social é um modo de organização no qual o Estado se encarrega da promoção social e da economia.
O Estado neoliberal pode ser uma corrente de pensamento e uma ideologia, uma forma de ver e julgar o mundo social ou um movimento intelectual organizador, que realiza reuniões, conferências e congressos.
O Estado apresentou-se como solução maior a crise pela qual o sistema capitalista passou na década de 1930. Segundo o filosofo e sociólogo Jürgen Habermas, essas as outras crises que sucederam representavam uma ameaça muito direta a integração social.A especulação financeira gerou uma grave crise que levou milhões de pessoas na Europa e no Estados Unidos ao desemprego.
O Estado de Bem-Estar social ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, em determinados países da Europa. O Estado de Bem-Estar Social ganhou ainda mais terreno com a inclusão do conceito de cidadania, propagado após a queda dos regimes totalitários na Europa. Constitui-se, então, como um provedor de serviços à população ''daí ser chamado Estado-Providência" e como uma rede de proteção social contra os excessos do sistema capitalista, sem, opor a ele. 
Nós nos de 1970, diante de outra crise econômica mundial, economistas propuseram que o Estado diminuísse seus gastos e seu papel na condução da economia. Acima de tudo, propunha-se que a economia fosse menos regulamentada de modo que as empresas atuassem com mais liberdade. Com isso, industriais e financeiros tiveram condições de se expandir e aumentar seus lucros. Ao mesmo tempo, milhares de pessoas viram-se desempregadas  devidos às inovações tecnológicas e à flexibilização do trabalho e com pouco amparo social.
As críticas ao Estado neoliberal intensificam-se a partir de 2008. Para muitos estudiosos, a desregulamentação financeira  promovidas nas últimas décadas foi a principal causa dessa crise. Os defensores do Estado mínimo propõem que se reduzam ainda mais os gatos públicos para que a economia volte a crescer.

Analise sobre o Brasil atual e a importância de uma reforma política

A atual situação do Brasil vem causando muita preocupação a toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento. Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa política e economia vem tomando nos últimos tempos. Essa preocupação vem fazendo com que empresários adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciarem seus projetos.
A atual Presidente do Brasil Dilma Rouseff está correndo risco de
impeachment por ser denunciada na operação Lava Jato.
Na guerra do impeachment, Governo e Oposição concentram esforços em um grupo de deputados indecisos estimado em menos de 100 parlamentares.

Comparação do quadro político atual do Brasil com o de 1964

Há muitas interpretações a respeito do quadro político atual, algumas aproximando a situação atual à de de março de 1964 (ano do golpe militar). No dia 13 de março de 1964 o então presidente do Brasil João Goulart fez um  comício no Rio de Janeiro para pedir apoio popular e apresentar reformas de base (agrária, bancária, fiscal, urbana, administrativa.)
A estratégia não deu certo, menos de um mês depois um os militares deram um golpe e assumiram o poder por 21 anos
Exatamente 52 anos depois, milhares de brasileiros saem ás ruas para pedir a saída da presidente. Em meio a crise política e com a ameaça real do Impeachment, defensores do governo compararam o período atual de 1964.
João Goulart entrou no governo após renuncia de Jânio Quadros  em 1961. Nos três anos de Governo não conseguiu apoio parlamentar no Congresso nacional, como saída buscava o apoio popular. Ao mesmo tempo ele tentara agradar a direita realizando reformas ministeriais, após anuncias as reformas de de base, ele passou a se tornar uma ''ameaça comunista'' e o golpe foi questão de tempo.
O Governo Dilma também é umas crise política. Dilma tem problemas para aprovar projetos de interesse do governo no Congresso, tem índices de popularidade muito baixos e as operações da Polícia Federal tem desmoralizado o seu governo. Como estratégia de governabilidade oferece cargos a partidos tenta buscar a militância de movimentos sociais. Assim como no governo jango, não há base alguma de governabilidade.
A reforma política, por sua importância básica deveria ser a primeira das reformas, porque é na área do governo que se decidem os destinos do país e as condições de vida da população.

João Goulart/Dilma Rouseff



Nenhum comentário:

Postar um comentário